Crescer dói!

"Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (Jo 16:33)


O tratamento de Deus é algo tremendo, mas também pode ser muito dolorido, dependendo da nossa necessidade de cura. Nessas horas ver uma pequena nuvem do tamanho da mão de um homem pode ser praticamente impossível. Nossa carnalidade, sem falar da torcida e incentivo do inimigo em nos entristecer, nos deixa num estado de mais completa paralisação. 


Os “não” e os “ainda não” de Deus muitas vezes caem como um balde de água fria em nós. E dependendo da forma que isso acontece nosso estado de confiança pode ser comprometido.

Toda promessa passa pelo teste do tempo e da qualificação, assim como o povo de Deus que tiveram que passar pelo deserto para chegarem a terra prometida (Ex 13:17-22). Quando estamos no deserto, mesmo porventura cansados, andamos com uma visão do que vem pela frente, e isso nos dá força e incentivo para continuar na caminhada rumo a nossa "terra prometida". No entanto, ao sermos surpreendidos por uma tempestade de areia, fica difícil permanecer na mesma esperança e confiança.

Durante uma tempestade de areia é muito difícil ficarmos de olhos abertos, e ao fecharmos nossos olhos se torna impossível  continuar a caminhada sozinha. É nessas horas que mais necessitamos segurar nas mãos do Senhor e apenas confiar que Ele está nos guiando pelos caminhos certos.

O próprio Jesus nunca nos enganou, e avisou que nossa caminhada não seria fácil. Não sei como acontece com vocês, mas para mim esperar e tirar todo o meu controle das situações é muito mais difícil do que receber uma tarefa e cumprí-la, mesmo não sendo esta fácil.

E nisto tenho visto o ensinamento do Senhor sobre minha vida. Muitas vezes queremos entregar para Deus apenas uma parte dos nossos problemas, da nossa vida, e continuar no controle do restante. E depois ficamos frustrados quando as coisas não saem como esperado.

Assim como a lagarta - antes de se tornar borboleta - que se desfaz da casca para receber uma nova, temos que nos despir do velho homem para nascer de novo, recebendo novas vestes. Sabemos que abrir mão das coisas não é fácil, mas isso é necessário para crescermos, assim como a futura borboleta.

Realmente, crescer doi, e doi muito, mas temos que crer e confiar que a cada degrau superado é um passo a mais rumo ao melhor de Deus. E nesse caminho, entregar nossos anseios, medos e frustrações nas mãos do Senhor é a melhor - se não a única - saída para passarmos por aquilo que temos que passar com paz e tranquilidade, confiando que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, e daqueles que são chamados segundo o Seu propósito (Rm 8:28).

Posso testemunhar que isso faz muita diferença. Já passei pelo mesmo problema sem e com o Senhor. E afirmo que enfrentar as dificuldades com a mão do Senhor intervindo é imensuravelmente mais mais mais..rs! Porque a palavra do Senhor é fiel quando diz para apresentar à Ele nossas petições e assim a paz que excede todo entendimento guardará nosso coração e nossa mente (Fp 4:6,7).

Agora, posso passar-lhes uma chave que aprendi: é no momento da dor que Deus mais fala conosco, pois quando estamos mais fragilizados ficamos com os ouvidos mais sensíveis à Sua voz. É inevitável passar por algumas provações, então aproveite este momento para ouvir o que o Senhor tem para lhe ensinar.

Passarmos por problemas e frustrações independem muitas vezes de nossa vontade, mas escolher como enfrentaremos isso é nossa responsabilidade!

Que o Senhor os abençoe sempre!

Com carinho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casamento: a missão de fazer nossa outra metade feliz!

O que importa!

Odre novo para vinho novo...