Expectativas..

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida."(Provérbios 4:23)

Salomão foi o homem mais sábio que já existiu. E como afirma a Bíblia, nunca houve nem haverá um coração sábio e inteligente como o dele.(1 Reis 3:12)

Desde criança sempre me encantou os livros de sua autoria na Bíblia. Lembro-me de ler ainda numa Bíblia infantil a história de quando Salomão foi ungido rei de Israel, após a morte de seu pai Davi. 

Deus perguntou à ele o que queria, e Salomão pediu-lhe um coração sábio e inteligente para reinar, e o Senhor deu-lhe não somente sabedoria mas tudo o mais que o coração dele desejava.(1 Reis 3:5-9)

Salomão escreveu vários livros da Bíblia, e podemos ver que cada um é exatamente a expressão do que o Senhor ensinou à ele em determinadas situações de sua vida.

Quando afirmou que devemos guardar nosso coração, este sábio rei entendia muito bem que as emoções podem muitas vezes nos impedir de conquistarmos aquilo que o Senhor tem para nós.

Mas do que devemos guardar o coração?

Creio que de tudo aquilo que possa tirar as fontes da nossa vida (alegria, fé, esperança, confiança, etc).

E uma das coisas que descobri que devemos guardar nosso coração, sob pena de não só tirar nossas fontes, como redundar em consequências mais avassaladoras ainda, é as EXPECTATIVAS!

Expectativa é tudo aquilo que depositamos nossas esperanças. Podendo esta ser positiva ou negativa, dependendo de onde a concentramos.

Ter expectativas é do ser humano, e isso é normal. Mas pode também ser destruidor se não tivermos equilíbrio para a medida, e sabedoria para aplicá-la.

Quando depositamos nossas expectativas no lugar errado, corremos um sério perigo de sermos frustrados. E a frustração é uma das maiores causas que levam à ferir uma alma e a tirar sua fonte de vida. 

Deus nos ensina que Ele é o único em que devemos colocar nossas expectativas.

Confesso que em determinada situação da minha vida comecei a me frustrar demais, o que vinha me angustiando  muito e tirando minhas fontes de vida. E nisso lá fui eu ter um "teti a teti" com o Senhor (rs).

Abri meu coração diante do altar e disse tudo que estava sentindo para Deus. Confessei todas as minhas frustrações e falta de fé naquilo que Ele já tinha me prometido. E na minha briga com o Senhor, cheguei a dizer que não cria que minhas expectativas pudessem ser superadas como diz lá em Efésios 3:20, pois mesmo sem a intenção, eu sempre acabava esperando demais das situações e das pessoas.

Foi quando levei minha lapada santa (rs), quando Deus me disse que eu estava esperando do lugar errado!

Quando esperamos nas pessoas ou situações sempre seremos frustrados. Pois o ser humano é falho.

Mas quando concentramos nossas expectativas no Senhor, elas seram sempre superadas. Pois Deus não é homem que mente, Ele é fiel para terminar a boa obra que começou e cumprir cada promessa que fez.


Aprendi que a melhor maneira de não se frustrar e guardar o coração, é simplesmente não criando expectativas. O que nem sempre é fácil. Mas como o apóstolo Paulo diz: prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.


"Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dEle vem a minha esperança."(Salmos 62:5)


Com carinho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casamento: a missão de fazer nossa outra metade feliz!

O que importa!

Odre novo para vinho novo...