Como ovelha no meio de lobos...

"Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas."(Mt 10:16)

Nem sempre o chamado de Deus te colocará num lugar confortável. Do contrário, muitas (e muitas) vezes nos tira da nossa zona de conforto, e nos leva a posições que exigem além da nossa capacidade humana autoconhecida.

Porém, devemos entender que as dificuldades que sobrevem sobre nós nunca são para nossa destruição, mas sim para o nosso crescimento e aprendizado. E podemos nos surpreender com a nossa capacidade de superar até mesmo nossas próprias expectativas.

Lembrei-me de uma palavra do Pr. Silas Malafaia que diz a respeito dos insondáveis propósitos de Deus para nossa vida.

Deus tem um propósito para todos. Ele tem planos maravilhosos, perfeitos e específicos para cada um de nós. Mas Ele nos conhece muito bem (mais que nós mesmos), e sabe exatamente o nosso potencial, como também nossas limitações. Por isso, muitas vezes Ele tem que nos preparar para sermos aquilo que Ele quer que sejamos, e assim cumprir nosso propósito e chamado. 

Pois o Senhor nos vê não é pelo que somos (ou aparentamos ser) hoje, mas por aquilo que podemos ser se o nosso coração estiver nEle.

Quando Deus escolheu José para salvar o seu povo da fome que viria sobre a terra, ele nem imaginava onde chegaria, nem o que teria que passar para cumprir esse propósito. Mas o Senhor o conhecia muito bem e tinha que prepará-lo para isso.

Na palavra do Pr. Silas ele diz exatamente sobre isso, sobre o propósito de Deus e a  preparação que temos que passar para cumprí-lo.

No caso de José por exemplo, podemos imaginar, por conta da sua criação e da sua posição familiar que ele era um "filhinho de papai". Isso porque a bíblia conta que ele era o filho preferido de seu pai (Gn 37:3). E sabemos que a maioria dos pais que amam demasiadamente seus filhos acabam por mimá-los, mesmo sem perceber. O que pode levar uma criança a se tornar um adulto desestruturado emocionalmente, não sabendo lidar com as situações de dificuldade ou contrariedade.

Assim, Deus permitiu que José passasse pela rejeição da sua própria família, ao ser vendido como escravo pelos irmãos, pois precisava que suas emoções fossem preparadas não somente para a abundância, mas também para a escassez que viria (Gn 37:28). Teve ainda que enfrentar a tentação da mulher de seu chefe, a armação dessa mulher rejeitada por ele, ser preso injustamente, etc (Gn 39). Mas chegou o dia que Deus colocou José num lugar de honra, no cargo mais alto do egito depois do faraó (Gn 41:40). O que também era uma preparação dos planos de Deus. Até o momento que o Senhor cumpriu Seu propósito na vida de José (Gn 45:7,8).

Diante do exemplo de José, posso destacar alguns pontos para que o propósito de Deus seja cumprido na nossa vida, sejam eles:

1. Nem sempre o chamado e o propósito de Deus nos manterá na nossa zona de conforto.

2. Deus sempre nos prepara para sermos aquilo que Ele quer que sejamos.

3. O Senhor não nos vê pelo que somos hoje, mas por aquilo que podemos ser se o nosso coração estiver nEle.

4. Você só se tornará aquilo que o Senhor quer que você seja, e assim cumpra o Seu propósito, se submeter a capacitação de Deus, ou seja, atender o seu chamado e permitir ser preparado.

Tá!, legal!, bacana!, maravilha tudo isso, mas, o que tem haver com 'Como ovelha no meio de lobos'?

Bem, agora é a parte do testemunho (rs).

Tudo que escrevi é o que tenho aprendido. Deus tem me capacitado para ser aquilo que Ele quer que eu seja. E para isso, me tirou completamente da minha zona de conforto.

Confesso que, quando as coisas começaram acontecer na minha vida, levei um questionário para Deus, dos porquês e 'para quês' de tudo. Mas assim como na história da mãe bordando numa colcha de retalho (depois conto ela direitinho para vocês), Ele me pediu para esperar. E eu esperei.

Sei que ainda não cheguei nem perto do que Deus tem projetado para mim, mas estou caminhando para isso. E hoje já consigo vislumbrar um pouquinho do que Ele tem feito na minha vida, na minha preparação e no meu aprendizado.

Deus me colocou, digamos, num lugar estratégico. E esse lugar era bem no meio de 'lobos' (hó Deus!).

Mas bem, cá estou. E assim como José que passou maus bocados, tenho passado por muitas lutas por conta desta posição. Então, como sempre faço, lá fui eu para o altar de Deus, chorar, e clamar por socorro, pois já entendia que Deus tinha me colocado ali, sabia que Ele tem um propósito para tudo, que este está sendo meu tratamento, aprendizado e crescimento, mas não estava sabendo o que fazer, foi quando o Senhor me deu essa instrução:  'sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas'.

Já comentei aqui que nunca fiquei com uma oração sem resposta, e que as improbabilidades existem nas nossas vidas justamente para que a glória seja de Deus e não nossa.

Por isso vim mais uma vez compartilhar aquilo que tenho aprendido com o Senhor, pois o desejo do meu coração é que minha vida seja um instrumento do amor e cuidado de dEle na vida das pessoas, e assim, quem sabe meu aprendizado e crescimento sirvam para abençoar a sua vida de alguma forma.

E também, vim dar glórias ao nome do Senhor que sempre nos ouve, atende, e nunca nos deixa sem resposta.

Toda honra e toda glória seja dada ao Deus da minha salvação!

"Vive o SENHOR, e bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja o meu Deus, a Rocha da minha salvação!"(II Sm 22:47)

Fiquem com Deus sempre!

Com carinho!

Comentários

  1. quero ser o primeiro a postar um comentário a este texto que tão bem foi escrito pela pessoa mais linda q conheço.
    bb continue sendo essa benção para todos a sua volta
    xeiro

    ResponderExcluir
  2. É incrível como Deus nos molda. A princípio, não entendemos nada, nos sentimos injustiçadas até que paramos para pensar que se Deus quer que tenhamos o caráter de Cristo, teremos que passar por algumas adversidades para que esse caráter seja provado e aprovado.
    Tenho sido provada também, mas agora enxergo com outros olhos. Tudo isso é bom para nosso amadurecimento espiritual.

    ResponderExcluir
  3. Deus corrige a quem ama, penso nesta palavra quando estou sendo provada.
    Não é nada bom, principalmente para o nosso ego, mas enfim...
    Melhor obedecer e o resultado é maravilhoso, não só porque alcançamos a benção como também nos tornamos pessoas melhores.

    Existe uma canção linda que diz; "Cada vez que minha fé é provada, tú me dás a chance de crescer um pouco mais..."

    Que cresçamos na graça de Deus, confiantes como José.

    Cida

    ResponderExcluir
  4. Muito forte essa mensagem! Obrigada por compartilhar. Beijinho fique com Deus e seja cada vez mais usada por Ele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela visita e... parabéns! Você está fazendo uma blogueira feliz. Jesus te abençõe ricamente!

Postagens mais visitadas deste blog

Casamento: a missão de fazer nossa outra metade feliz!

O que importa!

Odre novo para vinho novo...