Espiritual X Natural


"Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a sem obras é morta."(Tg 2:26)

Uma das grandes dificuldades de alguns Cristãos é distinguir e identificar entre o Espiritual e o natural. Muitas vezes esperamos tanto pelo sobrenatural que deixamos de lado o natural, ou vice e versa. Mas toda vitória, seja em que área for, depende destas duas coadunando em sintonia.

Tudo começa pelo Espiritual, mas quando não agimos naturalmente podemos fracassar no propósito que Deus colocou no nosso coração.

Recordei-me de uma estorinha que ouvi ou li certa vez, não sei onde, mas que se encaixa bem no assunto.

Certo homem preso no telhado de sua casa por uma enchente, se recusou a ser resgatado por um bote que passava, alegando que Deus o salvaria. E mesmo com a água subindo cada vez mais, se recusou novamente quando um barco se ofereceu para levá-lo, depois negando-se a ser salvo por uma lancha e até mesmo pelo helicóptero dos bombeiros, sempre afirmando que não precisavam se preocupar, pois Deus iria salvá-lo. Por fim, afogou-se em meio a enchente. Chegando ao céu, o homem foi tirar satisfação com o Pai, de como deixara ele se afogar depois de ter declarado sua fé, etc. Foi quando o Paizinho carinhosamente disse: 'filho meu, eu te mandei um bote, um barco, uma lancha e até mesmo um helicóptero para te salvar, mas você se recusou ser salvo'.

Aquele homem esperava tanto o sobrenatural de Deus, que esqueceu de agir simplesmente no natural que lhe competia.

Isso me faz lembrar ainda alguns exemplos tão comuns hoje em dia.

Como o da esposa que vive de campanha em campanha na igreja orando pela conversão do marido, ou mesmo pelo retorno dele para casa. Mas sempre que o encontra, enche seus ouvidos de reclamação e cobranças demasiadas, fazendo da sua companhia e de sua casa um lugar sem paz, compreensão e harmonia. Essa mulher pode passar uma vida inteira orando, mas enquanto ela não agir no natural como a palavra de Deus orienta, como uma mulher virtuosa, não conquistará novamente o coração de seu esposo.

Ou mesmo aquele jovem que confia no Senhor para passar no tão sonhado vestibular, mas não faz a sua parte estudando como deveria.

O Espírito da verdade foi enviado pelo Pai para nos orientar, nos direcionar os passos, nos capacitar para cumprir o que Ele tem colocado no nosso coração. Mas assim como devemos estar aptos e livres para o Seu agir, devemos estar dispostos a fazer o que temos que fazer, independente destas ações serem difíceis e nos incomodarem ou não. Seja pedir perdão, ou quem sabe demonstrar sentimentos e emoções que não está acostumado a fazer.

As vezes ficamos nos perguntando porque muitos Cristão tão dedicados a Deus e a sua casa não receberam a vitória tão esperada em certa área da vida. Mas podemos encontrar essa resposta por outra pergunta, será que esses irmãos além de  agirem no Espiritual, orando, jejuando etc, já agiram naturalmente para cooperar para esta vitória?

O Senhor somente vai agir naquilo em que não está mais nas suas mãos. Como diz um louvor da Aline Barros: 'quando o difícil se torna impossível, Deus começa a agir'.

Que testemunhos que você tem dado aos seus irmãos, amigos, discípulos? Está agindo e fazendo a sua parte esperando em Deus por aquilo que já não te compete mais? Ou está de braços cruzados esperando cair do céu o que tem pedido ao Pai?

Que hoje seja um dia de reavaliação, orando ao Espírito Santo que nos mostre o que nos compete a fazer e nos capacite para fazê-lo.

Fiquem com Deus!

Ósculos Santos!

"Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."(I Co 2:14)

Comentários

  1. Oi Flor!!! Amei o Post! Com certeza devemos estar atentos as oportunidades que Deus coloca em nossas vidas, pois Deus além de nos dar o peixe, Ele tb nos ensina a pescar! Bjkas e tudo de bom pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Ola amada!
    Lendo sua postagem me lembrei de uma frase do Pr.Silas Malafaia que diz:

    "Deus move o céu inteiro naquilo que o ser humano é incapaz de fazer. Mas não move uma palha naquilo que a capacidade humana pode resolver."

    Temos que fazer nossa parte.

    Amei o texto,

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela visita e... parabéns! Você está fazendo uma blogueira feliz. Jesus te abençõe ricamente!

Postagens mais visitadas deste blog

Casamento: a missão de fazer nossa outra metade feliz!

O que importa!

Odre novo para vinho novo...